PRODUTOS COM DEFEITO
Sabe aquele celular novinho que apresentou defeito? E aquele refrigerante que tinha um inseto dentro? O produto comprado pela internet que ao chegar apresentou defeito ou que nem sequer foi entregue? Ou então o acidente que aconteceu por um problema no freio ou no pneu do carro? Às vezes alguns desses problemas até podem ser resolvidos diretamente com o fabricante ou vendedor, por meio da substituição do produto ou devolução do dinheiro. Noutras vezes, porém, os danos causados ao consumidor são maiores que um simples aborrecimento e, nestes casos, ele podem gerar uma indenização.
ALGUNS DOS CASOS MAIS COMUNS DE DEFEITO EM PRODUTOS
Veículos com defeito de fabricação
Alimentos contaminados, estragados ou vencidos
Eletrodomésticos e produtos eletrônicos com defeitos
O QUE FAZER?
Reúna estas provas:
- Comprovante de compra do produto
- Prova do defeito (muitas vezes o próprio produto defeituoso é apresentado como prova)
- Documentos que comprovem as reclamações feitas para a empresa
- Em algumas situações, testemunhas podem ser bastante úteis (telefones, e-mail, endereço, RG e CPF, etc.)
- Fotos e vídeos
PRAZO
Existe um prazo para propor qualquer tipo de ação; se ele for perdido, não se pode mais pedir a indenização.