VOOS E PERDA DE BAGAGEM

Férias frustradas. O que era para ser a viagem dos sonhos tornou-se um verdadeiro pesadelo já na hora do desembarque. O motivo? A notícia de que a sua bagagem sumiu. Se você sentiu aquele friozinho na barriga, é porque já passou por algo parecido ou conhece alguém que tenha passado e, por isso, sabe o caos que é para recuperar a mala extraviada – se é que ela é recuperada! Esse estresse também pode ser sentido quando você perde um importante compromisso por causa de um voo atrasado, adiantado, cancelado ou em razão de overbooking (quando a companhia aérea vende mais passagens do que a quantidade de assentos disponíveis no voo, de modo que o passageiro é impedido de embarcar). É angustiante.

Saiba que ao passar por situações assim você tem o direito de pedir uma indenização pelos danos morais ou materiais que você sofreu. Tudo vai depender, é claro, do que aconteceu e das provas que você tem.

Como assim?

Bem, no caso da perda de bagagem, por exemplo, você tem o direito de ser indenizado, independente mente de recuperar a mala perdida ou não.  Então, se você tiver que comprar roupas ou outros artigos pessoais, saiba que a companhia aérea é obrigada a reembolsar as suas despesas. Da mesma forma, caso tenha gastos com hotel, alimentação, passagens, etc., também é responsabilidade da companhia lhe indenizar por isso. Esses transtornos podem ser agravados se que a pessoa acabou perdendo um compromisso importante, um casamento, uma prova, etc.

O QUE EU DEVO FAZER?

Você precisa comprovar o que aconteceu, por meio das seguintes provas:

  • Passagens
  • Reclamações sobre a perda da bagagem ou cancelamento do voo feitas para a companhia aérea
  • Eventual declaração de conteúdo de bagagem
  • Comprovante de pagamento de despesas (outras passagens que acabaram sendo compradas, gastos com alimentação e hospedagem, compra de roupas e artigos pessoais, etc.)
  • Comprovação da ausência no compromisso, prova, casamento, etc.
  • Testemunhas (pegue o máximo de informações possível sobre elas, como telefones, e-mail, endereço, RG e CPF, etc.)
  • Vídeos e fotos

PRAZO

Existe um prazo para propor qualquer tipo de ação; se ele for perdido, a vítima não pode mais pedir a indenização. Por isso, não deixe para última hora e venha conversar com a gente para saber mais sobre o seu caso.

VAMOS CONVERSAR?